quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Chocofrase do dia

" Salve a Terra! Porque esse é o único planeta que tem CHOCOLATE! "

Curiosidades sobre o CHOCOLATE

Navegando pela internet hoje, descobri algumas curiosidades sobre o nosso amigo chocolate, veja essas deliciosas novidades que compartilho com vocês agora:


O Chocolate torna o raciocínio mais flexível

Duas das substâncias que o chocolate contém, a teobromina e a tiramina, são consideradas excelentes para o cérebro, uma vez que têm a capacidade de estimular os nossos neurônios a fim de conseguir obter uma maior concentração.

O Chocolate cura depressão

Essa não é novidade pra ninguém...
A teobromina e a feniletilamina são substâncias que estimulam o nosso bom-humor, logo têm um efeito anti-depressivo.
Infelizmente não podemos, com isso, sair por aí comendo todas as barras que encontramos pela frente, só pra ficarmos bem felizinhos. Até porque o chocolate não deve ser consumido em excesso ou corre-se o risco de sermos agraciados com alterações hormonais. Que peninha!

O Chocolate e a paixão

Uma pesquisa dos EUA chegou à conclusão que o chocolate é o alimento mais desejado do mundo! Isso eu também já imaginava!
E é desejado em suas mais variadas formas: em barra, em pó, bolo, gelado,quente, milk shake, enfim... o chocolate tem um sabor irresistível e inigualável!
Mas... por quê? Porque, tal como já falei acima, ele é composto por feniletilamina, substância que estimula a produção de endorfinas e serotonina no cérebro, o que provoca a sensação de bem estar e o bom humor.
Agora vem o melhor: este sentimento de prazer é parecido com o que temos quando estamos apaixonados!

Lábios hidratados com chocolate amargo

Essa sim é novidade pra mim!
O chocolate amargo tem uma função especial de hidratar os lábios ressequidos do sol.
Isto quer dizer que, literalmente, nós, amantes do chocolate arranjamos mais uma fantástica razão para andar sempre com ele bem pertinho da nossa boca!
Como fazer? É só derreter dois quadradinhos no microondas, deixar esfriar e aplicar nos lábios antes que ele endureça novamente. Hummmmm...




segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chocofrase do dia

"Os 12 passos para o chocólatra anônimo: nunca fique mais do que 12 passos longe do chocolate."
                                                                                                                                Terry Moore

Desculpas para comer CHOCOLATE hoje


Encontrei ótimas desculpas pra comer chocolate hoje no site www.scientific.com.br. Veja a listinha abaixo dos benefícios médicos do consumo de chocolate:

Ajuda a controlar a sensação de fome
Por ser rico em fibras, o chocolate preto ajuda a manter a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Faz bem para a pele
Ao contrário do que sempre ouvimos, as propriedades antioxidantes do chocolate diminuem a quantidade de colesterol ruim (feito de gordura), e consequentemente deixam a pele mais bonita. O que causa as espinhas que atribuíamos ao chocolate é o açúcar adicionado industrialmente.

Acalma a tosse
O chocolate é rico em teobromina, uma substância semelhante à cafeína, mas com menos impacto no sistema nervoso e maior estímulo do coração. A teobromina também reduz a tosse, suprimindo a atividade do nervo vago. Também contribui para o tratamento de asma, uma vez que relaxa os músculos, inclusive os brônquicos.

Melhora a saúde cardíaca
Consumidores regulares de chocolate têm o risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas. Em um estudo publicado na Suíça em 2011, mulheres que consumiam mais de 45 g de chocolate por semana tiveram a incidência de derrame diminuída em 20%. Isso pode ser atribuído ao cacau, que contém antioxidantes naturais que impedem a oxidação do colesterol ruim. O cacau diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e contribui para o controle da pressão sanguínea. Essa melhora no sistema circulatório contribui para que todo o corpo funcione melhor, com benefícios comprovados na oxigenação do cérebro.

Só não se esqueça que nem todos os chocolates são produzidos da mesma forma, e muitos deles têm muita adição de açúcar e até de gordura (principalmente as versões diet, que acabam apostando na gordura para melhorar o sabor da falta de açúcar).
Prefira as versões com mais cacau e menos açúcar e fique atento para manter o saldo de benefícios positivo.
Aproveite!



domingo, 25 de agosto de 2013

Brownie de pistache



Serve de 8 a 10 pessoas
Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: cerca de 35 min


Ingredientes:


  • 1 clara
  • 1g de sal
  • 80 g de pistaches salgados sem casca

Para a massa:

  • 140g de chocolate amargo em barra com 60% de cacau (ou meio amargo)
  • 120g de farinha de trigo
  • 220g de manteiga em temperatura ambiente + 20g para untar a fôrma
  • 250g de açúcar
  • 4 ovos


Preparo:


Preaqueça o forno a 150 graus.
Misture a clara e o sal. Com uma colher de pau, passe os pistaches nessa mistura, de modo que fiquem apenas umedecidos. Forre uma assadeira com papel-manteiga, coloque os pistaches e leve ao forno. Deixe tostar por 10 minutos, espere esfriar e pique grosseiramente.
Aumente a temperatura do forno para 170 graus.
Prepare a massa. Pique o chocolate com uma faca serrilhada e coloque numa panela para derreter em banho-maria. Peneire a farinha. Bata a manteiga na batedeira (ou com o batedor manual) até ficar homogênea. Adicione o chocolate derretido, o açúcar e os ovos, sem parar de bater. Incorpore rapidamente a farinha e, em seguida, os pistaches picados.
Unte uma fôrma refratária de cerca de 22 x 30 cm e forre-a com papel-manteiga. Despeje a massa até alcançar cerca de 2,5 cm de altura. Leve ao forno e deixe assar por 20 a 25 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira. Corte o brownie em quadrados de cerca de 5 cm de lado.



Chocofrase do dia

" Coloque "COMA CHOCOLATE" no topo da sua lista de coisas a fazer hoje. Desta forma, você terá feito pelo menos uma coisa da sua lista."

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Petit Gateau do Olivier Anquier

BEM VINDOS

Como chocólatra assumida, criei este blog para compartilhar com vocês, um pouco deste maravilhoso mundo do chocolate.

E para começar, vou compartilhar com vocês uma receita que fazemos sempre em casa e que veio na revista estilo Uniclass (é, é bem antigo, rsrsrs) que é o Petit Gateau do conhecido chef Olivier Anquier.


Serve nove pessoas
Tempo de preparo: 15 min + 7 a 10 min de forno

Ingredientes:


  • 100g de manteiga
  • 120g de chocolate amargo picado
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo:

Derreta o chocolate numa panela em banho-maria. Junte a manteiga e mexa até ficar homogêneo, liso e brilhante. Numa vasilha, bata bem os ovos, as gemas e o açúcar. Tire o chocolate do fogo, despeje, aos poucos, na vasilha de ovos e mexa até que os ingredientes estejam integrados.
Misture suavemente a farinha de trigo.
Unte forminhas pequenas com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250 graus por cerca de 7 até 10 min (antes teste uma forminha para saber a temperatura correta do seu forno).
Se estiver consistente por fora e mole por dentro, ponha num prato e sirva com sorvete de creme.

Agora, para um chocólatra assumido, recomendo usar o sorvete de chocolate, que fica BEEEEEM melhor!